segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Indecência


Isto é
indecente. Digo eu, filha de uma doente com cancro colo-rectal.

Não se podem esperar meses, quando o organismo dá sinal de alerta. A minha mãe não esperou. Foi à urgência hospitalar, mas como não apresentava sangue nas fezes não lhe foi feita uma colonoscopia. Não podia esperar meses, prostrada na cama com cólicas abdominais insuportáveis. Fui a uma clínica privada marcar a colonoscopia. Numa sexta-feira foi feita a biópsia. Na segunda-feira veio o resultado. E nesse mesmo dia o gastroenterologista, que trabalha para o privado, mas também no hospital público da área de residência, procedeu ao internamento da minha mãe. Na quinta-feira seguinte foi operada. Ainda havia alguma coisa a fazer. E se esperasse meses?

1 comentário:

joaninha versus escaravelho disse...

O cancro mata quando quer e nós deixamos ou já não há força para lhe resistir.
O assunto é proibido. "Doença prolongada". Nem os meios de comunicação social conseguem escrever a palavra.
Pertenço a uma família com muitos casos. Já vi alguns a demorar uns anos e outros a serem muito rápidos. Demasiado rápidos.
Só uma, no meio de 7, sobreviveu.
Estou a ser seguida há 4 anos (tirei logo um pólipo) por iniciativa própria. Segundo os testes não sou um dos casos de maior risco mas, mesmo assim, os médicos fazem questão que eu cumpra os prazos dos exames. Tenho 45 anos.
Fez muito bem em levar a sua mãe a fazer exames.
Todos devíamos fazer exames regularmente a partir duma certa idade mas também é verdade que as pessoas se assustam com essa palavra: colonoscopia.
Não custa assim tanto... Vale muito mais a pena. :)