terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ah, foi demitida por ter razão

Foto de Pedro Ferreira


«O Ministério da Cultura admite dar maior autonomia a alguns museus da rede pública se estes mostrarem capacidade de gestão e de atracção de financiamentos. "Não há limitações quanto a isso. É uma questão de proporem soluções", disse o ministro José António Pinto Ribeiro ao PÚBLICO. Mergulhados numa crise que se arrasta há bastante tempo, alguns dos principais museus públicos têm vindo a pedir uma maior autonomia de gestão que, dizem, não têm com o actual modelo. "Quem necessitar de maior autonomia tê-la-á, quem não necessitar não a terá", afirmou o ministro. "Podemos ter museus mais ou menos autónomos. O que não podemos é ter um museu com obras de arte e ninguém ir lá."

Foi por manifestar publicamente a necessidade de maior autonomia para os museus da rede pública que Dalila Rodrigues foi demitida da direcção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). O facto de ter conseguido angariar apoio mecenático para a instituição e de ter feito aumentar o número de visitantes do MNAA (de 75 mil para 192 mil, em 2006) não abonou nem um bocadinho a favor da historiadora.
Agora o director do Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, Pedro Lapa, volta a defender o que também Dalila defendeu: "A autonomização dos museus nacionais é urgente para que estes possam cumprir a sua missão".

A sorte de Pedro Lapa não será idêntica à de Dalila Rodrigues [até porque o ministro mudou]. Mas é irónico ver como é tudo uma questão de gestão do silêncio. Dalila Rodrigues revelou inabilidade política: falou antes do tempo. Tiro-lhe o chapéu por ter seguido os ponteiros das suas convicções.




1 comentário:

Ice-device disse...

Denitida por ter razão devia ser mais uma forma de juuta causa. Ora essa, a empregada ter razão à frente dos patrões? onde já se viu?

POr exemplo, sempre que um empregado da construção civil alertasse as suas hierarquias superiores para um cabo partido devia ser sancionado. Se dissesse que a obra não fazia sentido naquele sítio, era fusilamento na hora.

Precisams de um pouco de rigor estalinista nestas cenas.